A PSP está esta tarde de quinta-feira a realizar uma operação especial na zona da Praça do Martim Moniz com vista a detenção de suspeitos e apreensão de armas ilegais. O objetivo é aumentar o sentimento de segurança e tranquilidade de quem frequenta aquela zona.
Corpo do artigo
A PSP explica que a àrea do Martim Moniz tem registado frequentes ocorrências envolvendo armas. Por esse motivo foi ativado para aquele local um "forte dispositivo" da PSP, representado por diversas valências, com vista a "alavancar a segurança e tranquilidade pública da população residente e flutuante".
Além da concretização de seis mandados de busca não domiciliários, a operação especial irá incidir sobre veículos e transportes públicos, bem como locais considerados e avaliados de maior risco, como por exemplo cafés, associações, entre outros existentes, considerando a recolha de informações em fase de planeamento e execução das operações.
Os objetivos da operação são deter suspeitos de crimes de posse ilegal de arma e apreender armas que eventualmente sejam encontradas no interior de veículos de suspeitos; aumentar o sentimento de segurança das pessoas que habitualmente utilizam os transportes públicos, espaços que dão acesso a estes, bem como nas áreas adjacentes, fiscalizando os utentes suspeitos dos transportes públicos.
"É expectável que a operação potencie a segurança e tranquilidade públicas junto dos cidadãos nos locais referidos, bem como nas suas zonas envolventes, e permita controlar, detetar, localizar, apreender e prevenir a introdução, ou verificar a regularidade da situação de armas, seus componentes ou munições", adianta a PSP.