Bastonária dos Enfermeiros quer visitar equipamento e promete participar ao Ministério Público se estiver em risco dignidade dos idosos.
Corpo do artigo
O Lar do Comércio, em Matosinhos, está mais uma vez sob suspeita de maus-tratos a idosos. A Ordem dos Enfermeiros recebeu queixas em relação à instituição de solidariedade social (IPSS), que está abraços com a justiça, noutro processo, por falta de cuidados de saúde, higiene e alimentação dos utentes.
Ao JN, a bastonária dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, disse que voltou a receber "denúncias" sobre o Lar do Comércio. "Dizem que as pessoas não comem, não tomam banho... a mesma coisa que se passou antes", afirma, recordando que, numa anterior visita que fez à instituição, o que a Ordem ali viu era "muito mau". Além dos alegados maus-tratos, a IPSS não tinha pessoal para cuidar dos idosos, diz.
Ana Rita Cavaco vai pedir à direção do lar, dirigido por António Bessa, autorização para visitar a estrutura residencial para seniores, de modo a apurar a veracidade das denúncias recebidas.
"Vamos pedir para lá ir. Não sei se nos deixam entrar. Mediante a resposta e, se se passarem lá coisas que estão a pôr em causa a vida das pessoas ou a dignidade delas, vou mandar [o relatório] para o Ministério Público, Inspeção-Geral das Atividades em Saúde e Entidade Reguladora de Saúde", avisou.
O JN tentou sem sucesso obter uma reação da direção do Lar do Comércio. Contactado, o advogado da instituição social, João Carlos Silva, afirmou não ter conhecimento destas novas queixas. "Recentemente, não me foi canalizado pelo Lar nenhuma queixa", avançou.
Vão ser julgados por 67 crimes de maus tratos
O Lar do Comércio, o ex-presidente da direção e uma ex-diretora de serviços vão ser julgados por 50 crimes de maus tratos a idosos e 17 de maus tratos, agravados pela morte dos utentes durante a pandemia. O Ministério Púbico diz que "os arguidos atuaram também com a consciência de que a omissão dos cuidados aos utentes poderia causar-lhes a morte, como veio a suceder com 17 dos utentes ali internados".