Pai e filha de três anos perdidos nas Serras do Porto resgatados após dez horas de buscas
Uma criança de três anos e o pai foram resgatados, na madrugada desta segunda-feira, pela Polícia Municipal de Valongo, depois de se terem perdido nos trilhos das Serras do Porto.
Corpo do artigo
Sem telemóvel, a família já estava preparada para passar toda a noite na floresta quando foi encontrada por uma das patrulhas, que participaram nas mais de dez horas de buscas. Progenitor e filha não sofreram ferimentos.
De nacionalidade ucraniana, mas a residir em Vila Nova de Gaia, a família tem o hábito de, ao fim de semana, acampar e percorrer os trilhos das Serras do Porto e, no último domingo, repetiram a atividade. Porém, ao contrário do que é habitual, desta vez, só pai e filha, de três anos, foram para a floresta.
A mãe da criança permaneceu em casa e foi mantendo contacto com os familiares ao longo da manhã e início da tarde. Contudo, ainda antes das 16 horas, o telemóvel do marido deixou de ter sinal e a mulher deslocou-se a Valongo para pedir ajuda à PSP.
Pouco depois, começaram as buscas, que envolveram duas patrulhas da PSP, outras tantas da Polícia Municipal de Valongo e ainda três viaturas da corporação de bombeiros local. A procura revelou-se, no entanto, infrutífera e, já após as 23 horas, as três entidades reuniram-se, no quartel dos Bombeiros de Valongo, para definir nova estratégia.
Procuraram abrigo para passar a noite
As buscas prosseguiram sem novidades durante muito tempo e só depois das 2.30 horas é que uma das patrulhas da Polícia Municipal encontraria pai e filha. Estavam junto à Aldeia de Couce, em Valongo, e, apesar de permanecerem há mais de dez horas perdidos, não tinham ferimentos ou outros problemas de saúde.
Às autoridades, o homem contou que, durante o passeio, perdeu as coordenadas e, sem bateria no telemóvel, não conseguiu contactar a esposa, nem pedir ajuda. Disse ainda que, com o cair da noite e sem saber para onde se dirigir, decidiu procurar um abrigo para acampar com a filha pequena.
Tinha a intenção de retomar a caminhada ao início da manhã desta segunda-feira, mas foi encontrado antes pelos polícias municipais.