Os pais de um jovem de 27 anos que morreu num aparatoso despiste de carro na Estrada da Circunvalação, no Porto, vão receber mais de 183 mil euros de indemnização, decidiu o Tribunal da Relação.
Corpo do artigo
O valor fica abaixo daquele que foi fixado pela justiça em primeira instância (203 mil) e dos cerca de 245 mil euros pedidos pela família da vítima na ação que intentou contra a companhia Liberty Seguros. A seguradora considerou a indemnização “excessiva” e quer ser reembolsada da quantia pelo condutor que provocou o acidente mortal. O caso aconteceu no dia 25 de outubro de 2020, cerca das 20.45 horas. O tempo estava chuvoso e o piso molhado e escorregadio. Micael Brites ia no lugar do pendura. Na viatura iam outros dois jovens, incluindo o condutor, que acusou álcool (0,5 g/l) e seguia com velocidade excessiva. O carro entrou em despiste na Estrada da Circunvalação, galgou o separador central e embateu violentamente contra uma árvore.
Os pais da única vítima mortal intentaram uma ação contra a Liberty Seguros, em que reclamavam 245 112,97 euros, referentes a “danos”: não patrimoniais sofridos pelo filho antes de morrer (15 mil), decorrentes da perda do direito à vida (120 mil), não patrimoniais com o falecimento do filho (100 mil) e outros materiais (mais de dez mil euros).