Um grupo de emigrantes portugueses envolveu-se numa cena de pancadaria com outros turistas, em Rio Caldo, no concelho de Terras de Bouro, ao final da tarde desta terça-feira. A GNR local pediu reforços a Braga. Do incidente resultou um ferido leve, que recebeu tratamento hospitalar.
Corpo do artigo
Os emigrantes, que também se envolveram em escaramuças com cidadãos locais, barricaram-se dentro de um restaurante, perto da Farmácia de Rio Caldo, tendo o trânsito ficado condicionado na Estrada Nacional 205, nos acessos às Pontes de Rio Caldo.
O Posto da GNR da Vila do Gerês pediu logo reforços ao Destacamento da GNR da Póvoa de Lanhoso, mas, dado o elevado número de contendores, foi depois acionado o Pelotão de Intervenção, já oriundo de Braga, do seu Comando Territorial da GNR.
O ferido apresentou uma queixa no Posto da GNR da Vila do Gerês.
Segundo informações oficiais do Comando da GNR de Braga, a situação "resultou de um desentendimento entre um conjunto de veraneantes" e dois cidadãos locais. "Tratando-se de dois residentes na área, rapidamente e em apoio a estes últimos surgiram mais pessoas aí residentes, levando a que três dos emigrantes se tivessem refugiado num restaurante existente nas imediações", contou a GNR.
"Acionada a GNR com patrulhas dos Postos Territoriais da Vila do Gerês, Terras de Bouro, Vieira do Minho, Póvoa de Lanhoso, Amares e Equipa de Intervenção de Braga, foi a situação sanada, identificados os contendores e elaborado auto de notícia para o Tribunal Judicial de Vila Verde", informou a Guarda Nacional Republicana.