A Paróquia Nossa Senhora da Areosa, localizada na freguesia de Paranhos, no Porto, foi assaltada na noite de segunda-feira para terça-feira. Assaltantes furtaram a caixa de esmolas e o lampadário junto ao altar, naquele que é o mais recente furto de uma igreja na zona do Porto.
Corpo do artigo
A notícia foi divulgada nas redes sociais da Paróquia Nossa Senhora da Areosa. "Esta noite, a Igreja da Areosa foi assaltada. Pelas 0h, os alarmes da igreja soaram: tínhamos sido assaltados. Infelizmente, têm ocorrido várias tentativas de assalto na zona, por isso apelamos a todos os vizinhos e comunidade local que se mantenham atentos. Agradecemos à PSP pela rápida resposta e presença no local. Continuemos vigilantes e unidos", lê-se na publicação do Facebook.
Segundo apurou o JN, o coordenador paroquial, Miguel Araújo, foi contactado pela Securitas devido a uma intrusão no interior da igreja pelas 0.20 horas de terça-feira. "Como era apenas na zona do altar, não pensámos nada de mais, uma vez que os alarmes teriam de tocar primeiro se alguém entrasse na igreja", explicou.
No entanto, cerca de sete minutos depois, os outros alarmes começaram a disparar e a empresa de segurança voltou a contactar o funcionário, que chamou a polícia e dirigiu-se à paróquia para ver o que se passava.
"Surpreendentemente, quando cheguei, já lá estava a polícia. Ao ver uma janela partida, os agentes entraram, mas os assaltantes fugiram", contou o responsável paroquial ao JN, acrescentando que os ladrões terão saído pela mesma janela por onde entraram, não se tendo cruzado com a Polícia "por uma questão de minutos".
Contactada pelo JN, a PSP confirmou a ocorrência, dizendo que foi chamada ao local e que os agentes viram a janela partida, mas nunca se aperceberam de algum suspeito, encontrando apenas a caixa de esmolas no chão e arrombada.
O coordenador paroquial não sabe precisar quanto dinheiro foi furtado, uma vez que o valor na caixa de esmolas e o lampadário é sempre "relativo". Também não se sabe quantos assaltantes terão participado no furto, mas acredita que, para deitarem a caixa de esmolas ao chão, teria de ser mais do que uma pessoa.
Na terça-feira, a Unidade de Polícia Técnica esteve no local a recolher vestígios e impressões digitais para tentar identificar os assaltantes.
Segundo o responsável paroquial, o vidro da janela já foi trocado e que irão ser instaladas câmaras de videovigilância na igreja.
Os assaltos a igrejas no Porto têm sido frequentes. Recentemente, um grupo de cinco pessoas foram acusadas de dezenas de crimes de furto por aproveitarem a hora da missa para furtar os bens guardados dentro dos veículos de fiéis e padres que estavam estacionados junto das igrejas, em vários pontos do Norte do país. Em novembro passado, uma onda de assaltos aumentou o sentimento de insegurança nas freguesias de Aldoar, Nevogilde e Foz do Douro e nem a Igreja Paroquial de Cristo Rei escapou aos ladrões, que, por duas vezes, tentaram roubar peças do altar. Noutras ocasiões, conseguiram furtar os sacos das esmolas no fim das missas e estroncaram um lampadário. Por essa razão, desde o verão passado, a Igreja da Paróquia de Cristo Rei passou a estar aberta apenas no horário das missas.