Duarte Lima pediu às autoridades brasileiras que investigam o assassinato de Rosalina Ribeiro para analisar as chamadas telefónicas de Normando Ventura, o advogado brasileiro com quem partilhou a defesa dos interessses da portuguesa em vários processos.
Corpo do artigo
Ao que o JN apurou, o pedido formal foi feito no âmbito de um extenso documento enviado pelos advogados brasileiros que representam o ex-deputado português no Brasil, encabeçados por João Ribeiro Filho, de Brasília.
Normando Ventura Marques representou Rosalina Ribeiro em vários processos relacionados com a disputa do património deixado por Lúcio Thomé Feteira, que a portuguesa vinha mantendo com Olímpia Feteira, a cabeça- -de-casal da herança. Rosalina tinha um advogado em Portugal, mas a actuação de ambos os causídicos era coordenada por Duarte Lima. Para além da análise do tráfego telefónico de Ventura Marques, os advogados de Lima terão ainda pedido vária documentação relacionada com Rosalina Ribeiro.
Questionado pelo JN, Normando Ventura Marques manifestou--se surpreendido com o pedido de Duarte Lima, tanto mais que ele próprio já tinha disponibilizado o acesso às suas assinaturas telefónicas. "Logo em Dezembro, dias após a morte de Rosalina, eu disponibilizei as minhas contas telefónicas. De qualquer modo, já fui ouvido algumas vezes e nunca me perguntaram nada sobre isso", afirmou.
Mesmo depois de muito ter pensado sobre o caso, Ventura Marques continua a não encontrar uma explicação para o assassinato de Rosalina. "A morte dela não interessava a ninguém. Só se tiver sido vingança", afirma.
Reunião de herdeiros
Para ontem, estava prevista uma reunião de herdeiros da fortuna ainda incalculada do magnata Lúcio Thomé Feteira. A reunião serviria para acertar a estratégia de actuação em Portugal e no Brasil e para fazer um ponto da situação de todos os processos em curso.
Um dos assuntos prioritários terá a ver com a recuperação dos cerca de seis milhões de euros que Rosalina Ribeiro transferiu de uma conta na Suíça para uma conta de Duarte Lima.
Os herdeiros reclamam essa verba, pois pensam que ela faz parte da herança e Olímpia já anunciou a sua intenção de processar Duarte Lima. O advogado e ex-deputado afirmou publicamente que considera que o dinheiro pertencia exclusivamente a Rosalina Ribeiro.