Um homem de 29 anos foi detido por violência doméstica em Lisboa por ter dependurado o companheiro de casa, de pernas para o ar, nas escadas do prédio. Um outro homem, de 41 anos, que veio para Portugal no início do ano após ter sido condenado por violência doméstica em Espanha foi detido pelo mesmo crime.
Corpo do artigo
O primeiro caso ocorreu no domingo. Os dois companheiros, de 29 e 32 anos, envolveram-se numa acesa discussão no interior da casa que partilhavam, na Penha de França, em Lisboa. A discussão prolongou-se para as zonas comuns do prédio, onde o suspeito mais novo dependurou o outro, de pernas para o ar, no corrimão das escadas, ficando a sua cabeça a, pelo menos, 15 metros do solo, estima a PSP.
Uma patrulha da PSP foi rapidamente para o local e, após diligências de preservação de prova, conseguiu intercetar o suspeito, para o qual foi emitido mandato de detenção fora de delito. Recolheu às celas de detenção e, após ser apresentado a primeiro interrogatório, ficou em prisão preventiva.
Condenado em Espanha viola ordem de expulsão e vem para Portugal
No mesmo dia, mas na freguesia da Misericórdia, foi detido um homem de 41 anos, também indiciado pelo crime de violência doméstica. O suspeito foi detetado na zona do Bairro e detido ao abrigo de um mandado de detenção fora de flagrante delito. O homem, já com antecedentes pelo mesmo tipo de crime, tinha entrado em Portugal em início de 2024 após ter sido condenado por violência doméstica em Espanha. Tinha sido alvo de uma pena de expulsão de Espanha e de todos os países do espaço Shengen, mas violou a sanção.
Após ter sido apresentado a primeiro interrogatório judicial, ficou sujeito a termo de identidade e residência, proibido de contactar por qualquer meio e proibido de permanecer a menos de 500 metros da casa da vítima.