A Polícia Judiciária (PJ) deteve esta terça-feira, em Sintra, em cumprimento de um mandado de detenção, um indivíduo, de 50 anos, suspeito de, em agosto de 2023, ter morto um homem com golpes de uma espada de samurai, em Montemor-o-Novo. O detido, um piloto de linha área, havia alegado legítima defesa.
Corpo do artigo
Os factos ocorreram na Quinta da Alada, na localidade de Cortiçadas de Lavre, tendo a vítima, Pedro Fanico, de 45 anos, "sido mortalmente atingida com vários golpes com uma espada de samurai, num contexto de grande violência", refere a PJ, em comunicado.
Hoje, em cumprimento de um mandado de detenção emitido pelo Tribunal Judicial da Comarca de Évora, Paulo Gonçalves, suspeito do crime, foi detido e conduzido a um estabelecimento prisional, onde aguardará os ulteriores termos do processo em prisão preventiva.
O autor confesso da agressão fora libertado por decisão judicial, que validou a tese de que agiu em legítima defesa, alegando ter "matado para não morrer". Os acontecimentos tiveram lugar na Quinta da Alada, propriedade de uma amiga de Pedro Fanico e do seu companheiro, Pedro Gonçalves. Fanico tinha-se estabelecido na quinta apenas dois dias após ter recebido alta do Hospital Garcia de Orta, em Almada, onde esteve internado devido a um episódio de psicose.
Na altura do crime, Paulo Gonçalves fora libertado, mas o Ministério Público acabou por recorrer da decisão, que lhe foi favorável e, em março deste ano, o Tribunal da Relação de Évora determinou a sua prisão preventiva.