O Grupo Santiago, detentor das publicações "Comércio de Guimarães", "Desportivo de Guimarães", do jornal online "Guimarães Digital" e de dois canais de rádio, um deles online, foi alvo de um ataque por piratas informáticos.
Corpo do artigo
A página com conteúdos informativos, os podcasts e a rádio online estiveram ao longo do dia de quarta-feira inacessíveis.
Entretanto, o Grupo Santiago já repôs o diário "Guimarães Digital" e a rádio online. Na sequência do ataque informático o endereço da página foi alterado de ".com" para ".pt". O método usado pelos piratas terá consistido na realização de múltiplos acessos em simultâneo, de forma a impedir que o servidor fosse capaz de dar resposta a todos eles. Esta forma de interferir com o normal funcionamento do serviço, embora impeça o acesso aos conteúdos, não é uma invasão dos sistemas, pelo que a integridade do arquivo deve estar salvaguardada.
Segundo o Grupo Santiago, "o ataque informático de que fomos alvo já foi, entretanto, participado às entidades competentes, nomeadamente ao Centro Nacional de Cibersegurança".
O Grupo Santiago foi formado em 1987 e é responsável, entre outros órgãos de comunicação, pela publicação do Comércio de Guimarães, um diário local cuja primeira edição saiu em maio de 1884.