
Dinheiro foi encontrado num voo oriundo da Guiné-Bissau que aterrou no Aeroporto de Figo Maduro
Foto: André Luís Alves / Arquivo
Um estrangeiro foi detido e cerca de cinco milhões de euros em numerário foram apreendidos pela PJ no Aeroporto Militar de Figo Maduro, em Lisboa. O detido e o dinheiro viajaram num voo oriundo da Guiné-Bissau, onde também estaria a mulher de Sissoco Embaló, presidente deposto daquele país.
As diligências da PJ, que decorreram durante toda a noite de sábado e esta madrugada de domingo, tiveram origem numa denúncia anónima. Após revista, comprovou-se que o suspeito trazia na bagagem cerca de cinco milhões de euros.
O voo estava inicialmente classificado como sendo militar e, depois de Lisboa, seguiria para Beja. "Posteriormente, verificou-se que a natureza do voo e o seu final eram distintos do inicialmente indicado às autoridades aeronáuticas", adianta a PJ, em comunicado.
Segundo a SIC, o detido será próximo de Sissoco Embaló, o presidente deposto da Guiné-Bissau. A mulher do presidente também estaria no avião, mas não foi detida.
O detido está indiciado de contrabando e branqueamento de capitais. Deverá ser apresentado a primeiro interrogatório judicial para aplicação das adequadas medidas de coação.

