Emigrante procurado por homicídio na Irlanda do Norte capturado em Torres Vedras

Homem pode ser condenado a uma pena máxima de 25 anos de prisão
Foto: Carlos Carneiro / Arquivo
Um emigrante, de 28 anos, suspeito de ter assassinado um cidadão britânico na Irlanda do Norte, em 2022, foi capturado pela Polícia Judiciária, esta quarta-feira, em Torres Vedras. O homem arrisca uma pena máxima de 25 anos.
Os factos ocorreram no dia 26 de julho de 2022, na cidade de Ballymena, na Irlanda do Norte. Após uma violenta discussão, o emigrante português muniu-se de uma faca e desferiu um golpe no peito da vítima, que viria a falecer.
Após o crime, o homem regressou à zona de Torres Vedras em Portugal, onde viveu até agora. As autoridades britânicas emitiram um mandado de captura e, ao abrigo de um acordo de cooperação entre a União Europeia e o Reino Unido, foi agora detido pela Unidade de Informação Criminal da PJ.
O acordo que entrou em vigor em dezembro prevê que Portugal possa entregar um cidadão nacional às autoridades judiciárias britânicas, sob reserva que, em caso de condenação, o arguido cumpre a reclusão em Portugal e a mesma nunca ultrapasse a pena máxima do Código Penal português, ou seja, 25 anos.
O suspeito vai ser, esta quinta-feira, levado ao Tribunal da Relação de Lisboa para aplicação de uma medida de coação.

