Morreu esta segunda-feira Reinaldo Assunção, 75 anos, que no passado dia 5 de julho incendiou a sua habitação, no Monte dos Secos, na freguesia de Nossa Senhora das Neves, a cinco quilómetros de Beja. Inicialmente tido como acidente, o caso está agora a ser tratado como crime pela Polícia Judiciária (PJ).
Corpo do artigo
O que começou por ser um incêndio provocado por causas desconhecidas, passou depois a ser assumido e investigado como uma vingança, instigada por pretensas agressões e um ajuste de contas, em contexto de violência doméstica.
Tudo terá começado no dia anterior ao fogo quando Rosa, 70 anos, apresentou queixa na GNR contra o companheiro, Reinaldo, o que levou a mulher e a filha a saírem de casa. O caso foi de imediato comunicado pela GNR à Diretoria do Sul da Polícia Judiciária, que ao fogo posto, juntou violência doméstica e possíveis agressões.
O homem estava internado desde o dia do incêndio no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, depois de ter dado entrada no Serviço de Urgência, como vítima de uma intoxicação por inalação de fumos, apresentando também algumas escoriações na cabeça e no corpo, que, na altura, não lhe causavam risco de vida.
No entanto, com o evoluir da situação, o homem foi sujeito a exames complementares que revelaram várias costelas fraturadas, com perfuração dos pulmões e um traumatismo crânioencefálico.
Agora as famílias trocam acusações sobre o que se terá passado com o septuagenário.
O incêndio foi detetado por José Horta, segundo comandante do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Baixo Alentejo que ainda encontrou Reinaldo sentado no exterior da casa, com sinais de agressões. “Acabei de puxar fogo à casa e já estão aqui os bombeiros”, disse o homem, o que fez logo levantar suspeitas.
Depois de dominado o incêndio, foram descobertas manchas de sangue no interior e exterior das traseiras da casa e mobiliário destruído, o que deixava perceber que teria havido uma luta dentro da habitação.
O corpo do septuagenário foi autopsiado ontem no Gabinete Médico-Legal de Beja, tendo sido entregue à família realizando-se o funeral na manhã desta quarta-feira para o cemitério de Beja.