Mais três traficantes de drogas sintéticas foram detidos no Boom Festival, evento de música eletrónica que decorre em Idanha-a-Nova, até à próxima quinta-feira. Durante a operação, realizada pela Polícia Judiciária (PJ), foram também apreendidas diversas quantidades de produto estupefaciente.
Corpo do artigo
Em comunicado deste domingo, a PJ anunciou a apreensão de 34 pastilhas de MDMA, 43 gramas de MDMA em pó, 30 micro selos impregnados de LSD, 200 microgramas de LSD líquido e dois mil cogumelos alucinogénios. Cerca de 11 mil euros provenientes do tráfico também foram apanhados.
Este montante estava na posse de três homens, de 32, 39 e 52 anos e estrangeiros, detidos por estarem a traficar no festival.
A Judiciária, através de elementos do Departamento da Guarda, da Diretoria do Centro, da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes e do Laboratório de Polícia Científica, está particularmente atenta ao evento de Idanha-a-Nova. Além das detenções e apreensões anunciadas este domingo, já tinha apreendido, na sexta-feira, 354 pastilhas de MDMA, 53 gramas de MDMA em pó e 31 gramas de DMT (mistura de espécies vegetais).
Na ocasião, foram ainda apanhados 18 “vapers” contendo DMT (e cinco aparelhos para fumar), 325 micro selos impregnados de LSD, 69 pirâmides impregnadas de LSD, 750 microgramas de LSD líquido, 135 pastilhas contendo 2CB, 63 gramas de Ketamina, 54 cogumelos alucinogénios e Mescalina.
Dez mil euros em dinheiro proveniente do tráfico foram, igualmente, apreendidos.
Logo no primeiro do Boom Festival, que começou na quinta-feira, a PJ apreendeu 12 tipos diferentes de droga e deteve dois homens, de 29 e 39 anos. “Além de uma plantação de canábis, os suspeitos cultivavam na sua propriedade, localizada num local ermo e de difícil acesso, no concelho de Oliveira do Hospital, catos, dos quais extraíam de forma artesanal, mas em quantidades significativas, uma substância denominada mescalina”, explicou a Judiciária.
Segundo a PJ, “grande parte destas drogas destinavam-se a ser comercializadas por um dos detidos no Boom Festival 2025.