A Polícia deteve dois homens, com 25 e 32 anos, que furtaram a carteira a uma mulher, na Rua de Elísio de Melo, na Baixa do Porto.
Corpo do artigo
Os assaltantes, sem residência fixa em território nacional, foram detidos, no sábado, por agentes da Divisão de Investigação Criminal numa operação policial "cujo propósito assentou na desagregação de grupos de indivíduos que de forma organizada se dedicam à prática dos crimes de furto de carteiras", afirmou a PSP, em comunicado divulgado esta quarta-feira.
No decurso de diligências policiais desenvolvidas, cerca das 5.25 horas, na Rua do Almada, os polícias intercetaram e detiveram os dois homens, que haviam abordado uma mulher, com 30 anos, na Rua Elísio de Melo e furtaram-lhe a carteira, com 65 euros e documentos pessoais e bancários.
Prevenção de furtos
A PSP refere, no comunicado, que "frequentemente os cidadãos não tomam as precauções devidas, de forma a evitar/dificultar a prática destas ações delituosas, pelo que aconselha as pessoas a tomarem medidas de salvaguarda dos seus bens".
Assim a Policia aconselha a levar a carteira sempre dentro do casaco ou nos bolsos da frente das calças e nunca dentro de uma mochila e, além disso, deve ter-se em conta que podem ser criados incidentes (dissimulados ou não) com o intuito de distrair.
"Não esquecer, ainda, que o furto de um carteirista pode acontecer a qualquer um, pelo que devemos dificultar a vida ao máximo, evitando distrações, tendo sempre em atenção o que se passa em seu redor", conclui a PSP.