Polícia Marítima realiza "megaoperação transfronteiriça" contra furto de embarcações

A operação europeia fiscalizou 978 embarcações
Foto: Autoridade Marítima Nacional
Trinta embarcações e 62 motores foram apreendidos no âmbito de uma operação europeia de combate à criminalidade marítima, na qual participou a Polícia Marítima portuguesa, informou esta sexta-feira a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
Corpo do artigo
Em comunicado, a AMN indica que a "megaoperação transfronteiriça" designada "Stolen Boats" (barcos roubados), que realizou entre os dias 20 e 31 de outubro, "decorreu em diversas marinas e zonas aquáticas estratégicas do território nacional".
A operação europeia fiscalizou 978 embarcações, tendo as autoridades apreendido, além das embarcações e motores, diversos documentos falsificados, reboques e equipamentos.
Foto: Autoridade Marítima Nacional
Participaram também na operação "elementos congéneres policiais da Alemanha, Países Baixos, Bélgica e Roménia e ainda da Agência Europeia FRONTEX [agência de controlo de fronteiras], apoiados por meios náuticos e terrestres".
Segundo o comunicado, a operação "revelou-se determinante na uniformização de procedimentos de fiscalização em ambiente marítimo europeu e cooperação internacional na prevenção do furto de embarcações, reafirmando a capacidade de resposta da Polícia Marítima face a ameaças emergentes à segurança marítima".
