A chefe do Gabinete Nacional da Interpol, Helena Gravato, foi condecorada pelo Ministério do Interior de Espanha com a Medalha da Cruz de Mérito Policial. A também inspetora-chefe da Polícia Judiciária (PJ) recebeu a comenda numa cerimónia que decorreu em Madrid, Espanha, nesta quinta-feira.
Corpo do artigo
A condecoração foi justificada pelas autoridades espanholas pelos serviços prestadas pela portuguesa no âmbito da cooperação internacional policial.
Helena Gravato já liderava o Gabinete Nacional da Interpol desde 2018 quando, no início do ano passado, na sequência da reforma do Sistema de Segurança Interna, foi nomeada a representante da PJ no Ponto Único de Contacto para a Cooperação Internacional.
Continuou a ter a responsabilidade de coordenar o centro operacional, em Portugal, responsável pela cooperação policial internacional, que integra, além da PJ, a GNR e a PSP. E o trabalho efetuado foi, agora, reconhecido pelo Governo espanhol.
Já em junho, o ex-secretário-geral do Sistema de Segurança Interna, Paulo Vizeu Pinheiro, atribuiu um louvor a Helena Gravato “pela eficiência, espírito de missão e forma extraordinariamente competente como tem desempenhado, durante o último ano e meio, as suas funções de chefe do Gabinete Nacional da Interpol”.