A Polícia aperta o cerco na estrada: depois de, ontem, milhares de automobilistas terem sido alvo de operações de fiscalização e controlo por parte da PSP e da GNR, para travar deslocações não essenciais e sensibilizar os cidadãos para a necessidade de cumprir o "dever geral de recolhimento", hoje à tarde a GNR vai efetuar diversas ações de fiscalização nas autoestradas A1, A2, A3 e A4, com recurso ao corte de circulação.
Corpo do artigo
11999903
Ontem à tarde, a PSP cortou as saídas de Lisboa para sul, através da Ponte 25 de Abril, e, para norte, pela Avenida Marginal. Todos os condutores foram interpelados e questionados sobre o motivo da sua viagem.
"A maior parte das pessoas confirmaram que estão a cumprir as indicações da DGS e da PSP", avançou aos jornalistas a subcomissária Cátia Pires. "Ainda assim, há alguns condutores que estão em incumprimento" e admitem que iam passear às praias da Costa da Caparica. Esses são ordenados a voltar para trás e a regressar para casa. A operação de fiscalização provocou extensas fila de trânsito no acesso à Ponte 25 de abril, no sentido norte-sul.
A PSP também montou uma operação semelhante na marginal Lisboa-Cascais para controlar todos aqueles que tinham intenção de se deslocar em passeio até Carcavelos ou outras praias da zona. Na cidade do Porto, foram montados pontos de controlo em locais nevrálgicos como as rotundas da Areosa e do Freixo e os nós do Covelo ou de Francos.
GNR em força na estrada
12000730
Além das normais patrulhas de trânsito, a GNR está a desenvolver desde ontem uma grande operação de controlo nos principais eixos rodoviários do país.
Tal como a PSP, a operação dos militares da GNR passa pela sensibilização e fiscalização dos condutores que pretendam sair das cidades.
Ontem, as operações passaram mais pelo patrulhamento nas autoestradas A1, A2, A3 e A4. Hoje, a operação também estará nessas vias e passará por fiscalizações reforçadas e operações de controlo nos acessos às grandes cidades.
passeios Sem tolerância
Anteontem, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, já tinha avisado: "Não serão toleradas as chamadas deslocações de fim de semana".
Ontem, o Ministério confirmou que as fiscalizações rodoviárias se intensificaram e irão manter-se todos os fins de semana e no período específico da Páscoa. O Governo "apela a todos os portugueses para que permaneçam em casa, limitando as viagens ao estritamente necessário".
Pormenores
1509 estabelecimentos encerrados por incumprimento das normas estabelecidas pelo estado de emergência.
69 pessoas detidas até ontem por violação da obrigação de confinamento e outras situações de desobediência ou resistência.
Advogados do Porto pedem apoios
O Conselho Regional do Porto da Ordem dos Advogados vai propor medidas para atenuar os "gravíssimos efeitos" que a declaração de estado de emergência está a provocar na advocacia.
Dádivas de sangue na GNR e PSP
A APG/GNR em parceria com a ASPP apela à participação numa recolha de sangue que irá decorrer das 13.30 às 15.30 horas do dia 3 de abril, no centro de dadores de sangue do Hospital de Gaia/ Espinho.
Imigrantes com pedidos ficam todos legalizados
11957968
O Governo português vai regularizar todos os estrangeiros que, a 19 de março, tinham pedidos pendentes no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). A medida garante a estes cidadãos os mesmos direitos que os cidadãos nacionais. O Ministério da Administração Interna explica que, amanhã, todos os balcões serão encerrados de modo a reduzir "os riscos para a saúde pública (...), quer ao nível dos trabalhadores do SEF quer dos próprios utentes". Para "assegurar o acesso dos cidadãos migrantes à saúde, à Segurança Social e a estabilidade no emprego e na habitação", o Governo decidiu legalizar todos os que já tinham efetuado pedidos.
Dois drones da Proteção Civil do Porto foram usados durante o dia de ontem para emitir alertas na marginal marítima da cidade. O objetivo foi desmotivar passeios, no âmbito das ações de combate à propagação da Covid-19. "Estamos sob uma ameaça muito grave, regresse a casa, não permaneça no espaço público", avisa-se na gravação áudio reproduzida. Os drones sobrevoaram zonas junto ao Edifício Transparente, já nos limites com o concelho de Matosinhos, e junto ao forte de São João, na Foz do Douro. Motos-quatro da Polícia Municipal também estiveram a patrulhar a marginal.