PSP e GNR têm dispositivo preparado e estarão nas ruas.<br/> .
Corpo do artigo
Operação PSP e GNR vão estar particularmente ativas neste final de ano, porque, às tradicionais operações de fiscalização rodoviária, se somam as medidas de polícia tendentes ao cumprimento das medidas impostas pela pandemia de covid-19.
14450606
Numa noite e madrugada que se anunciam amenas, PSP e GNR estarão atentas à proibição do consumo de bebidas alcoólicas e de ajuntamento de mais de 10 pessoas nas ruas. Refere a GNR que "a passagem de ano e os possíveis ajuntamentos foram, obviamente, tidos em conta e, por isso, esta operação ["Natal e Ano Novo 2021"] visa garantir o cumprimento dos normativos decretados na situação de calamidade".
Presença dissuasora
14451868
Por outro lado, os militares da GNR vão "sensibilizar a população para que se abstenha de ações, atitudes e comportamentos que poderão, de alguma forma, potenciar a propagação do vírus, através de uma presença dissuasora, interventiva e preventiva".
Nesta operação, que termina no dia 2 de janeiro, vão estar envolvidas várias valências das diversas unidades da Guarda, "numa ótica de complementaridade e de sinergia de várias ações de patrulhamento, fiscalização e sensibilização". A operação "Natal e Ano Novo 2021" visam, ainda, combater a criminalidade e intensificar o patrulhamento rodoviário, "de forma a garantir as festividades e as deslocações em segurança, contribuindo ainda para o cumprimento das medidas necessárias à contenção da covid-19.
Também a PSP estará a patrulhar as ruas. A operação começou no passado dia 20 e prolonga-se até ao dia 3 de janeiro.