Grupo espanhol importava produto da China com recurso a documentos falsos para contornar quota imposta pela União Europeia. Maior operação de sempre de combate ao tráfico de gás refrigerante fez cinco detidos.
Corpo do artigo
Portugal era um dos destinos de 207 mil toneladas de gás refrigerante contrabandeado da China para Espanha. Altamente poluente, o gás era usado no ar condicionado residencial e automóvel, assim como em aparelhos de refrigeração, como os frigoríficos, comerciais e residenciais. A maior operação de sempre realizada na União Europeia (UE) contra o tráfico de gases refrigerantes acabou com cinco detidos e contou com a participação do Organismo Europeu de Luta Antifraude (OLAF) e da Polícia Nacional espanhola.
O esquema em vigor desde 2018 incluía a criação de empresas de fachada, que compravam o gás refrigerante à China. No entanto, o produto era camuflado à chegada a Espanha, com falsos documentos que indicavam outras substâncias. Um estratagema necessário para contornar a quota imposta a Espanha, e aos restantes países da UE, para a importação deste gás.
Depois de chegar ao armazém controlado pela organização criminosa, as botijas de gás refrigerante eram vendidas e distribuídas por uma empresa de logística pelo mercado espanhol, mas também por clientes de Portugal, Alemanha e Senegal.
A investigação da Polícia Nacional e do OLAF foi espoletada pela descarga suspeita de dois contentores e as diligências que se seguiram permitiram detetar 2126 botijas cheias de 27 toneladas de gás refrigerante, com um valor de mercado a rondar os 250 mil euros. Posteriormente, as autoridades descobriram outras botijas suficientes para 180 toneladas de gás, avaliadas em um milhão de euros.
Muitas destas garrafas estavam armazenadas ao ar livre e algumas estavam cortadas ao meio, o que criou um perigo de explosão e significou um atentado ambiental.
https://d23t0mtz3kds72.cloudfront.net/2021/07/operacao_gas_refrigerante_20210715204340/hls/video.m3u8
Durante a Operação Verbena, cinco pessoas foram detidas pelos crimes de contrabando, fraude, desobediência e associação criminosa.
Dióxido de carbono
As autoridades calculam que a atividade do grupo tenha libertado 234 mil toneladas de dióxido de carbono, quantidade equivalente a nove mil voltas ao mundo de carro.
Várias utilizações
O gás apreendido pode ser usado para refrigerar máquinas de venda automática e no ar condicionado de casas e carros. Também serve para refrigerar indústrias e carrinhas de transporte com caixa térmica.