A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem, com cerca de 40 anos, em Aveiro, suspeito de pertencer a uma organização criminosa espanhola que lava dinheiro dos lucros do narcotráfico do país vizinho.
Corpo do artigo
A operação, coordenada pela Europol, foi organizada no âmbito de uma investigação da Polícia Nacional Espanhola e dos Mossos d’Esquadra da Catalunha. Foram detidas 17 pessoas e apreendidos milhões de euros em dinheiro e bens.
Na passada quarta-feira, em simultâneo, os inspetores da PJ e as polícias espanholas, surpreenderam os suspeitos. Foram realizadas buscas na Catalunha,Madrid, Almeria e Portugal, onde a PJ cumpriu um mandado de detenção, em Ílhavo, Aveiro. Lá, foram também realizadas duas buscas domiciliárias, que foram acompanhadas por quatro elementos da Polícia espanhola.
Apreendidos 60 carros
Em causa está uma investigação espanhola que visa uma organização criminosa suspeita de branqueamento de capitais oriundos do tráfico de droga.
Na operação, em Espanha, foram apreendidos cerca de 60 carros, uma dezena de imóveis e centenas de contas bancárias, por onde circularia os milhões de euros provenientes do narcotráfico.
Só no país vizinho foram realizadas 11 buscas, cinco delas na Catalunha, nomeadamente na localidades de Sant Cugat del Vallès, em Barcelona e em Valls, Tarragona.
As restantes buscas domiciliarias ocorreram em Madrid, Almería e na zona de Aveiro, em Portugal. Os detidos na operação, que ainda prossegue, são 12 homens e cinco mulheres na operação.