Quatro portugueses, três mulheres e um homem naturais de Rabo de Peixe, nos Açores, foram detidos por suspeitas de envolvimento na morte de um bebé de um ano, em Pawtucket, Rhode Island, nos Estados Unidos da América.
Corpo do artigo
As autoridades, chamadas ao apartamento dos quatro suspeitos portugueses residentes em Pawtucket, nos EUA, encontraram o menino com hematomas faciais e sem respirar. João Resendes, pai da criança, está acusado de homicídio e abuso de menor.
As autoridades foram chamadas ao apartamento dos portugueses no passado domingo e encontraram o menino com hematomas faciais e sem respirar. João Resendes, 25 anos, pai da criança, está indiciado por crimes de homicídio, maus-tratos de segundo grau a menor e negligência, por ter colocado a criança em situações de perigo, o equivalente em Portugal ao crime de exposição ou abandono.
Carolina Ledo, de 22 anos, a mãe da bebé, também foi detida. Duas mulheres que também residiam no apartamento, foram igualmente levadas pela Polícia. Trata-se de Carla Sousa, de 32 anos, e Daniela Ledo, de 25, tia da vítima, foram detidos. Estão ambas a responder criminalmente por negligência.
A Polícia chegou ao apartamento por volta das 10 horas, chamada pelos suspeitos quan do estes se apareceberam de que a criança não dava sinais de vida. O menino, chamado Santiago, ainda foi transportado para o Hospital Infantil Hasbro, mas acabou por não rresponder às tentativas de reanimação e a morte foi oficializada.
“Olhei pela janela e os paramédicos estavam a levar um bebé de fralda”, contou uma vizinha á imprensa local. “Quando os vi a tirarem a criança fui abraçar a minha porque isto pode acontecer, nós fazemos o possível para os manter seguros, mas obviamente não sabemos o que se passa entre quatro paredes”, referiu outro morador.
João Resendes já foi levado perante um juiz tendo sido fixada uma fiança de 100 mil euros. Foi também obrigado a entregar o passaporte e fica proibido de contactar com menores de 18 anos. O tribunal decide no dia 24 se o pai da criança vai a julgamento. As três detidas ainda não foram ouvidas.
Há uma campanha de angariação de fundos a decorrer na plataforma GoFundMe para a realização do funeral de Santiago.