Suspeito de participar em rede de furto e falsificação de veículos. Três empresários da zona de Amarante implicados pela PJ foram libertados.
Corpo do artigo
David Pinheiro, presidente do Atlético Clube de Vila Meã, em Amarante, é um dos três empresários detidos pela Polícia Judiciária (PJ), por suspeitas de liderarem um esquema de furto e falsificação de veículos. Foram libertados por um juiz mediante caução de 15 mil euros cada um. Ficam ainda proibidos de se contactarem e obrigados a apresentações periódicas às autoridades.
Os suspeitos, com idades entre 28 e 56 anos, empresários de Amarante ligados à área do Turismo, foram detidos anteontem pela PJ, numa operação que envolveu buscas às suas habitações, assim como a uma empresa de turismo, com sede numa freguesia de Amarante, para onde eram encaminhados os carros topo de gama furtados e depois "maquilhados" física e documentalmente, para venda no mercado legal.
Segundo a investigação, Porsche, BMW ou Audi, eram roubados com recurso a tecnologia eletrónica e levados para a empresa onde eram alterados, "através de processos de falsificação, passando depois a circular com matrículas e documentos de outras viaturas idênticas nacionais", refere a PJ.
Os detidos são suspeitos dos crimes de furto, recetação, falsificação de documentos, legalização e venda de veículos automóveis. Foram apreendidos sete carros, alguns dos quais furtados entre 2019 e 2020. Dentro de um dos veículos havia caçadeiras de canos cerrados e uma pistola que serão analisadas para saber se foram usadas em assaltos violentos.