
Policia deteve homem por violência doméstica, em Algés, Oeiras
Foto: Arquivo
Um homem de 50 anos agrediu a companheira ao soco e, na madrugada seguinte, partiu as janelas do quarto, obrigando-a a fugir de casa, em Oeiras, e a pedir ajuda à polícia. O suspeito foi detido esta segunda-feira. Ficou em prisão preventiva.
A relação, iniciada em janeiro de 2021, cedo ficou marcada pelos maus tratos. O homem, "fortemente associado ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, adotou um padrão de violência física, verbal e psicológica reiterada, insultando a companheira com expressões ofensivas e humilhantes e exercendo controlo coercivo sobre a sua vida diária", descreve a PSP.
Na véspera da passagem de ano, no interior da casa de ambos em Algés, sem motivo aparente, deu pelo menos oito socos na face e dorso da companheira, provocando-lhe hematomas que motivaram assistência hospitalar.
Segundo a PSP, já na madrugada de 1 de janeiro de 2026, após partir as janelas do quarto para se introduzir novamente na residência contra a vontade da vítima, obrigou-a a fugir de casa para pedir auxílio policial, prosseguindo um quadro de ameaças diária.
"Perante a gravidade dos factos, a reiteração do comportamento agressivo, o perigo concreto de continuação da atividade criminosa e a insuficiência de medidas menos gravosas, foi considerada indispensável a emissão de mandado de detenção fora de flagrante delito, visando a aplicação de medidas de coação adequadas e a imediata interrupção do ciclo de violência", explica a PSP.
O suspeito foi detido a 12 de janeiro. Após primeiro interrogatório judicial, foi-lhe aplicada a medida de coação mais gravosa, a prisão preventiva.

