Um homem de 53 anos foi detido por violência doméstica e dano qualificado em São Domingos de Rana, Cascais. Frustrado por não saber onde morava a "ex", invadiu a casa de uma amiga desta e ameaçou-a. Depois, investiu com o carro contra a lavandaria onde a "ex" trabalha causando danos avultados. Ficou em preventiva.
Corpo do artigo
O casal manteve uma relação de namoro, com coabitação, durante cerca de dois anos. Durante o relacionamento, segundo a PSP, o suspeito "sempre revelou uma personalidade controladora e ciumenta, tendo ofendido por diversas vezes o corpo da vítima, através de agressões físicas que consistiam em murros na face e pontapés".
Pelo menos por uma vez, encostou uma faca ao pescoço da vítima e com o lado não cortante, simulando que lhe cortava o pescoço. Além das inúmeras agressões físicas, a vítima era ainda ofendida verbalmente e ameaçada. Por medo, nunca chegou a prestar declarações às autoridades. Em dezembro de 2024, a vítima saiu de casa.
Ameaçou amiga da "ex" para saber onde esta morava
Não conformado com o fim da relação e sem saber onde morava atualmente a ex-companheira, no dia 17 de janeiro, o homem introduziu-se ilegitimamente na casa de uma amiga da vítima e entrou no quarto dela, quando esta se encontrava deitada. Agarrou-a pela camisa de dormir e abanou-a enquanto esta lhe exigia que ele dissesse onde é a "ex" estava a morar. A amiga conseguiu fugir e refugiu-se na casa de uma vizinha.
Nessa mesma noite, dirigiu-se ao local de trabalha da ex-companheira, uma lavandaria em Carcavelos que se encontrava fechada. Então, entrou pela loja adentro com o seu automóvel, provocando alarme social e danos avultados.
Os factos chegaram ao conhecimento da PSP de Cascais que diligenciou pela emissão de um mandado de detenção fora de flagrante delito. O suspeito foi detido ao final da tarde de dia 18 de janeiro. Foi apresentado a primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Instrução de Cascais e ficou em prisão preventiva.