Os dois homens detidos pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Barcelos por furto de máquinas industriais e tráfico de droga ficaram em prisão preventiva. A mulher terá de se apresentar três vezes por semana às autoridades e está proibida de se ausentar do concelho de Barcelos.
Corpo do artigo
O grupo, altamente organizado, roubava máquinas industriais para depois as vender no estrangeiro. A máquina furtada era colocada num armazém e algumas características eram alteradas para que fosse depois vendida fora do país.
No decorrer da investigação, que se prolongou durante cerca de um ano, os militares da GNR foram localizando e recuperando as máquinas furtadas que entregaram aos legítimos proprietários.
Os militares perceberam que os três detidos também estavam envolvidos no tráfico de droga, pelo que passaram a investigar também esse crime
Durante a realização de 11 buscas domiciliárias, a veículos, armazéns e empresas em Braga, Leiria e Santarém foram apreendidas mais de 30 mil doses de cocaína, haxixe, liamba, cetamina, MDMA e ecstasy, assim como 377 900 euros em dinheiro.
A droga foi apreendida em vários locais diferentes, sendo que os detidos não faziam venda direta aos consumidores. Além de tráfico de estupefacientes e furto de máquinas industriais, o trio é ainda suspeito do furto de dois veículos ligeiros de mercadorias e de um ligeiro de passageiros.
Na operação da GNR foram ainda apreendidos três veículos ligeiros, uma grua, uma pistola e diversos equipamentos informáticos e objetos relacionados com a preparação e embalamento de droga.
Os três detidos já têm cadastro pelo mesmo tipo de crimes.
