Prisão preventiva para homem e mulher suspeitos de abuso sexual de crianças em Évora
O Tribunal Judicial de Évora decretou esta sexta-feira a prisão preventiva de um homem e uma mulher, por suspeitas de abuso sexual de crianças naquele concelho, detidos pela Polícia Judiciária (PJ) na quinta-feira, revelou fonte policial.
Corpo do artigo
A fonte da PJ indicou à agência Lusa que o homem, de 34 anos, foi encaminhado para o Estabelecimento Prisional de Beja, e a mulher, de 31 anos, foi conduzida para o Estabelecimento Prisional de Tires, no concelho de Cascais, distrito de Lisboa, onde vão aguardar o desenrolar do processo.
Os dois suspeitos foram presentes esta sexta-feira ao Tribunal Judicial de Évora para primeiro interrogatório judicial, adiantou a mesma fonte.
A PJ divulgou, em comunicado, que deteve um homem e uma mulher, em Évora, pela presumível autoria de sete crimes de abuso sexual de crianças em contexto intrafamiliar.
A Polícia Judiciária explicou que os dois suspeitos foram detidos na quinta-feira, pela Unidade Local de Investigação Criminal de Évora (ULIC), fora de flagrante delito e na sequência de mandado judicial.
Ambos estão indiciados por abuso sexual de crianças agravado, indicou fonte da PJ.
Segundo a PJ, o arguido "mantém uma relação análoga ao casamento com a coarguida, progenitora da vítima", uma menina que começou a sofrer os abusos "aos 8 anos, em novembro de 2020".
"Foi nessa altura que o casal começou a coabitar" e que começaram "os abusos sexuais da criança, que tem hoje 9 anos", acrescentou a fonte.
No comunicado, a PJ referiu que o homem, "aproveitando a sua ascendência física e familiar, praticou atos sexuais de relevo qualificados".
Posteriormente, fonte da polícia de investigação criminal precisou à Lusa que "os crimes passaram de sete para 10 e aumentou para duas o número de vítimas", sendo a segunda, "outra criança também no contexto familiar, que assistiu aos abusos".
Os suspeitos são residentes no concelho de Évora e não têm antecedentes criminais.