Prisão preventiva para sete detidos na Trofa em operação contra tráfico de droga
Ficaram em prisão preventiva sete dos 10 indivíduos detidos no fim de semana, pela GNR de Santo Tirso, por tráfico de droga no Grande Porto. A rede abastecia cafés na Trofa, de onde são oriundos os suspeitos a quem o Tribunal Judicial do Porto aplicou, nesta quarta-feira, a medida de coação mais gravosa.
Corpo do artigo
Segundo o JN apurou, entre os sete suspeitos que ficaram em preventiva estão indivíduos que operavam na Trofa e o respetivo fornecedor de estupefacientes. Um oitavo suspeito, também presente ao tribunal nesta quarta-feira, ficou proibido de contactar com os restantes detidos e obrigado a apresentações diárias no posto policial da área de residência. Esta última medida tinha sido aplicada a dois suspeitos detidos na passada sexta-feira, em Valongo.
A rede de tráfico, que abastecia vários cafés no centro da Trofa, onde era vendido sobretudo haxixe, incluindo a adolescentes, foi desmantelada no fim de semana, numa operação desencadeada pelos militares do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR de Santo Tirso.
Os investigadores efetuaram 10 detenções, quatro das quais no decurso de perseguições no Porto e em Famalicão. Os detidos, com idades entre 17 e 40 anos, não têm profissão conhecida. Além destas detenções, foram apreendidas 70 mil doses de haxixe, 2400 de canábis, 350 de cocaína, 700 de MDMA (ecstasy), 500 de heroína e 50 gramas de cogumelos alucinógenos.
A investigação da GNR tinha começado há cerca de um ano. No domingo, quatro dos suspeitos tentaram escapar aos militares, dando origem a perseguições que causaram algum aparato. Uma delas ocorreu no domingo, na zona do Monte dos Burgos, no Porto, e foi presenciada por populares, que viram um homem, em fuga apeada, ser detido na Estrada da Circunvalação.
A outra perseguição deu-se na A3, ao final da tarde do mesmo dia, quando três suspeitos encetaram uma fuga de carro pela autoestrada. Saíram para Famalicão e acabaram por ser intercetados nas imediações do Parque da Devesa. Transportavam cinco quilos de haxixe, tendo largado, durante a fuga, algumas embalagens que foram recuperadas pelas autoridades.
Na operação o NIC de Santo Tirso efetuou 11 buscas, das quais cinco domiciliárias, nos distritos do Porto e de Braga, e outras tantas em veículos. Uma foi efetuada num café da Trofa.