A PSP deteve, em Oeiras, um homem, de 35 anos, suspeito de violência doméstica. O indivíduo era procurado há vários meses, mas a sua capacidade de se deslocar entre países da União Europeia e Portugal dificultava a sua localização. E, quando estava no nosso país, não parou de ameaçar a ex-companheira.
Corpo do artigo
Segundo revelou a PSP, em comunicado conhecido esta sexta-feira, o arguido fazia deslocações pontuais a território nacional, permanecendo por curtos períodos, durante os quais persistia em comportamentos de ameaça, controlo e perseguição contra a sua ex-companheira.
Estes atos incluíam ameaças presenciais no local de trabalho da vítima, contactos com os seus superiores hierárquicos para obter informações pessoais e profissionais, e ainda ações de intimidação e coação, com impacto no bem-estar psicológico da mulher.
No dia 19 de maio, a vítima contactou a PSP de Oeiras, relatando uma nova tentativa de contacto e intimidação por parte do arguido. Dada a existência de um despacho de acusação já proferido pelo DIAP de Oeiras, os agentes desenvolveram novas diligências para localizar e notificar o indivíduo, constituindo-o como arguido.
Face à ocorrência de novos factos com relevância criminal, a PSP deteve o suspeito através de um Mandado de Detenção Fora de Flagrante Delito, emitido por Autoridade de Polícia Criminal.
O detido foi ouvido em primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.