O procurador-geral da República, Amadeu Guerra, revelou hoje que, “em breve, vão ser colocados nos tribunais 570 oficiais de justiça”, que estão a fazer estágio.
Corpo do artigo
O anúncio foi feito após uma reunião com magistrados do Ministério Público (MP) da Comarca de Leiria, os quais classificaram a falta de oficiais de justiça como “gritante”.
Em declarações aos jornalistas, Amadeu Guerra referiu o impacto que a falta destes profissionais tem no trabalho dos magistrados do MP. “Muitas vezes, não têm disponibilidade para juntar as documentações aos respetivos processos e apresentá-los aos magistrados e, por outro lado, também não têm a possibilidade de abrir todos os inquéritos necessários”, explicou
Ao JN, Amadeu Guerra adiantou que os procuradores lhe deram ainda conta de que têm “bastantes processos”. “Mas ajudam-se mutuamente e conseguem ter as coisas mais ou menos em dia”, disse, insistindo que a falta de oficiais de justiça é “mais problemática”.
Depois de Aveiro e de Setúbal, Leiria foi a terceira comarca visitada por Amadeu Guerra. A próxima será Lisboa Norte, no dia 12 de dezembro, a que se seguirão as restantes do país.