Rui Abrunhosa Gonçalves confirmou ao JN ter aceitado convite para liderar a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais. Investigador do sistema prisional vai substituir procurador da República.
Corpo do artigo
Rui Abrunhosa Gonçalves é o novo diretor-geral da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP). Rui Abrunhosa Gonçalves é doutorado em Psicologia da Justiça pela Universidade do Minho, onde é atualmente professor. É também psicólogo forense da Unidade de Consulta em Psicologia da Justiça e Comunitária, dedicando-se, sobretudo, à avaliação pericial e intervenção junto de ofensores violentos e perigosos. Tem desenvolvido e coordenado ainda investigações sobre o sistema prisional, a psicopatia, os ofensores conjugais e os ofensores sexuais e a psicologia forense.
Rui Abrunhosa Gonçalves confirmou, ao JN, ter aceitado o convite para liderar a DGRSP, mas não prestou mais declarações. Já o Ministério da Justiça não respondeu às questões enviadas na quinta-feira da semana passada.
Rui Abrunhosa Gonçalves vai substituir Rómulo Mateus, o procurador da República que terminou a comissão de serviço no início deste ano. No entanto, Rómulo Mateus manteve-se na DGRSP, na sequência de duas renovações temporárias da comissão de serviço, até à última sexta-feira, dia em que, mais uma vez, se despediu dos colaboradores através de um email.