Projétil de morteiro com cem anos encontrado numa casa em ruínas de oficial do Exército

Polícia recuperou munição em casa abandonada
Foto: PSP
A PSP recuperou, numa casa em ruínas da cidade de Santa Cruz, na Madeira, uma caixa contendo um "projétil de guerra", acondicionado no interior de uma caixa de madeira com fecho metálico. Um familiar do proprietário da residência referiu, às autoridades, que o artefacto deveria ter sido guardado pelo seu avô, que era oficial do Exército em 1930.
Segundo referiu a PSP, em comunicado conhecido esta sexta.-feira, a munição foi encontrada por populares que contactaram com a Esquadra de Santa Cruz.
"Salvaguardando a integridade física dos presentes", refere a Polícia, "e garantindo todas as condições de segurança, foram prontamente acionados o Núcleo de Armas e Explosivos, bem como uma equipa do Centro de Inativação de Explosivos e Segurança em Subsolo do Comando Regional da Madeira".
O projétil foi removido e transportado em segurança e, de acordo com as informações recolhidas, e atendendo às inscrições existentes no exterior da caixa, "um dos intervenientes presume que o artefacto possa ter sido guardado pelo seu avô, entretanto falecido e que terá construído a referida habitação e que era oficial do Exército em 1930".
A PSP relembra que, perante "a suspeita ou localização de objetos potencialmente perigosos, ou de natureza explosiva, não deverão os mesmos ser manuseados, devendo ser de imediato comunicados às autoridades competentes".

