Um psicólogo foi detido pela Polícia Judiciária por ter abusado sexualmente de uma paciente adolescente, numa clínica de Alenquer, onde a vítima havia procurado ajuda por causa de traumas ligados a anteriores violações.
Corpo do artigo
De acordo com a PJ de Lisboa, os crimes começaram em abril de 2022, quando a vítima tinha 16 anos, e continuaram até junho do ano passado. "A vítima, atualmente com 18 anos, já havia sofrido abusos sexuais na infância e, por esse motivo, desenvolveu um quadro de depressão e ansiedade, diretamente relacionado com a sua sexualidade", informa a PJ.
Os traumas levaram a adolescente a procurar a ajuda do psicólogo em 2021. Foi então à clínica, onde o arguido "viria a aproveitar-se da condição de especial vulnerabilidade da menor, então com 16 anos, para, em sede de consultório, iniciar com ela a prática de atos sexuais e trocar conteúdos digitais de pornografia e de abuso sexual de crianças".
Durante dois anos, a vítima aguentou os abusos até deixar de frequentar a clínica, no ano passado. Porém, até ao verão deste ano, o psicólogo tentou, ainda, aliciar a jovem para mais atos abusivos.
Em agosto, a jovem procurou ajuda da PJ, que já tinha investigado seu anterior processo e que, esta sexta-feira, realizou buscas e deteve o psicólogo.