Um homem, de 53 anos, que cumpria uma pena de 13 anos de prisão e se encontrava foragido do Estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz (EPPC), em Grândola, foi capturado no último dia de 2023, em Moura, por agentes da Esquadra daquela cidade, do Comando Distrital de Beja da PSP.
Corpo do artigo
Condenado pelos crimes de violência doméstica, homicídio qualificado na forma tentada e ofensas à integridade física simples, o indivíduo tinha beneficiado de uma licença de saída jurisdicional de uma semana, e estava dado como evadido desde o passado dia 5 de novembro, quando não se apresentou no EPPC, para cumprir a pena.
O indivíduo é natural de Serpa, mas depois de não regressar a Pinheiro da Cruz. Segundo a PSP, refugiou-se numa “casa de recuo” de familiares no Bairro do Girassol, em Moura, onde os agentes da PSP o localizaram e detiveram.
O evadido foi entregue no Estabelecimento Prisional de Beja no primeiro dia de 2024 e, na chamada “rotação de presos” feita pela Direção Geral dos Serviços Prisionais, o condenado já foi reencaminhado para o Estabelecimento Prisional do Pinheiro da Cruz, para cumprir o resto da pena.
Face à ausência voluntária no regresso à cadeia, o indivíduo deverá ser sujeito a medidas disciplinas internas do EPPC.