A PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, deteve dois homens, de 51 e 23 anos, suspeitos da prática de vários furtos e roubos na zona da Baixa de Lisboa, onde uma onda de assaltos vinha preocupando comerciantes e lojistas.
Corpo do artigo
A primeira detenção ocorreu na passada terça-feira (dia 5 de agosto), pelas 19 horas, quando agentes em vigilância na Avenida da Liberdade intercetaram um homem, de 51 anos, de nacionalidade portuguesa, após este sair rapidamente de uma loja. Na sua posse foram encontradas nove t-shirts ainda com alarmes, furtadas do estabelecimento, bem como mais duas t-shirts e três pares de óculos, provenientes de outros furtos recentes, num valor total de cerca de 530 euros.
O suspeito, que utilizava papel de alumínio e um alicate para neutralizar alarmes, já tinha antecedentes criminais e saiu da prisão no ano passado. Foi notificado para comparecer em tribunal, com julgamento agendado para 21 de agosto.
No dia seguinte, e no âmbito de mandados de detenção fora de flagrante delito, a PSP deteve um cidadão estrangeiro, de 23 anos, indiciado por dois roubos, um furto qualificado e um crime de violência após subtração.
Entre os crimes que lhe são imputados estão o roubo de telemóveis nas estações do Rossio (comboios e metropolitano), o furto de 2400 euros em artigos após arrombamento de uma loja na Rua do Carmo e o furto de três auriculares de uma loja na Rua dos Fanqueiros, ameaçando a funcionária com uma garrafa de vidro.
O suspeito, com histórico recente de furtos e roubos na Baixa de Lisboa, "conduta que era já conhecida publicamente devido a vídeos que correm nas redes sociais", revelou a PSP, foi ouvido em primeiro interrogatório judicial, ficando em prisão preventiva.