Três jovens com idades entre os 17 e os 20 anos foram detidos por suspeita do crime de roubo pela PSP do Porto. Estão indiciados de, pelo menos, 15 assaltos com arma branca a estudantes universitários na Asprela. Um homem de 59 anos, pai de um dos suspeitos, foi detido por posse de arma proibida.
Corpo do artigo
Os jovens, todos residentes na Maia, atacavam junto do Pólo Universitário da Asprela, no Porto. Escolhiam jovens sozinhos ou vulneráveis e, com recurso a arma branca, obrigavam-nos a entregar dinheiro e outros artigos. A PSP tem registo de pelo menos 15 roubos, sendo que, em dois deles, as vítimas necessitaram de tratamento hospitalar em resultado dos ferimentos sofridos.
Após diligências, a Divisão de Investigação Criminal da PSP conseguiu identificar e localizar os três suspeitos. Ontem, terça-feira, foi desencadeada uma operação policial que culminou com a detenção dos três jovens e a realização de três buscas domiciliárias e duas não domiciliárias.
Foram apreendidos três telemóveis, peças de vestuário suspeitas de terem sido utilizadas nos crimes, duas armas de fogo (uma espingarda e uma arma dissimulada de caneta), uma espingarda de ar comprimido, duas armas brancas e 104 munições várias.
No decurso das buscas, foi detido um homem de 59 anos, pai de um dos suspeitos, pela posse das armas de fogo e munições. Os quatro detidos serão hoje apresentados junto das autoridades judiciárias para aplicação das medidas de coação.