A PSP deteve cinco jovens e identificou outro, com idades entre os 15 e os 19 anos, por suspeita de dezenas de roubos a estafetas de distribuição de refeições, em Porto Salvo (Oeiras). O grupo atraía as vítimas a locais escuros com encomendas falsas e usava armas brancas para as assaltar.
Corpo do artigo
Os assaltos ocorriam desde o final de fevereiro. No momento da entrega das encomendas, o grupo emboscava as vítimas, agredindo-as e provocando ferimentos que exigiram assistência médica. Em alguns assaltos, os criminosos utilizaram armas brancas para ameaçar e intimidar os estafetas, facilitando o roubo e, em várias situações, aguardaram que o estafeta concluísse a entrega para o surpreenderem no momento em que retomava a marcha.
Os assaltantes roubavam dinheiro, telemóveis e as próprias motas, que foram todas recuperados pela PSP, quer no dia do roubo, quer nos dias seguintes. Para dificultar a identificação, alguns elementos do grupo usavam balaclavas durante os assaltos.
"Este padrão de atuação reiterado e violento gerou um clima de medo e insegurança junto da comunidade de estafetas, muitos dos quais manifestaram receio em continuar a atividade em determinadas zonas do concelho de Oeiras. Também a população demonstrou crescente inquietação, uma vez que os roubos ocorriam em áreas residenciais, provocando alarme social e sentimento de insegurança", relata a PSP.
Após o primeiro interrogatório judicial, quatro dos suspeitos ficaram em prisão preventiva, enquanto um quinto terá de se apresentar diariamente às autoridades. O jovem que apenas foi identificado tem 15 anos.