A PSP deteve, após uma investigação que durava desde março deste ano, cinco homens, entre os 24 e os 47 anos, suspeitos de tráfico de droga, em Vila Nova de Gaia, Porto, Gondomar, Matosinhos e Braga. Foram apreendidos cerca de 90 mil doses de estupefacientes e mais de 7500 euros em dinheiro.
Corpo do artigo
A operação decorreu na terça-feira e, em articulação com o Departamento de Investigação e Ação Penal, foram efetuadas oito buscas domiciliárias nos concelhos de Vila Nova de Gaia, Porto, Gondomar, Matosinhos e Braga.
Foi apreendido ainda diverso material "associado à prática criminosa, entre os quais se destacam aproximadamente 90 mil doses de produto estupefaciente (cocaína, heroína, MDMA, anfetaminas, ecstasy, haxixe e canábis), mais de 7500 euros em numerário, uma arma de fogo e diverso material utilizado no processamento, corte e embalamento dos produtos estupefacientes", sublinhou a PSP em comunicado.
Esta sexta-feira, em conferência de imprensa, a PSP explicou que, inicialmente, havia um suspeito ligado ao Bairro de Ramalde na mira das autoridades, mas que, no decorrer da investigação, "foi possível fazer a ligação a outros quatro indivíduos".
Numa das buscas domiciliárias, em Canidelo (Gaia), os polícias descobriram ainda um "laboratório avançado de preparação", onde era realizado o "processamento e embalamento do produto estupefaciente".
A PSP adiantou ainda que todos os detidos estão já associados a crimes de tráfico de estupefacientes. "Um, inclusive, já tem aqui condenação por este crime. Portanto, todos eles [estão] ligados e tem um historial criminal associado a este crime", afirmou o subintendente Jorge Pimenta.
Apresentados a um juiz de instrução criminal, dois dos detidos ficaram em prisão preventiva, um ficou em prisão domiciliária, outro com apresentações diárias e um quinto elemento com apresentações bissemanais.