A PSP vai realizar, na área do Grande Porto, uma vasta operação de sensibilização e de fiscalização direcionada aos utilizadores de bicicletas e trotinetas. O objetivo é prevenir e dissuadir os comportamentos de risco que, afirma a PSP, "contribuem para a ocorrência de acidentes rodoviários" e combater a impunidade.
Corpo do artigo
A operação começa na quarta-feira (dia 28 de maio), prolongando-se até dia dia 3 de junho, e vai fiscalizar os utilizadores de velocípedes e trotinetas através da repressão de comportamentos de risco, "tendo em vista o combate ao sentimento de impunidade, garantindo e reforçando assim a segurança rodoviária de todos os utentes da via".
Em comunicado a PSP revela, este sábado, que será dado especial ênfase ao "desrespeito pelas regras gerais de circulação", nomeadamente o desrespeito pela sinalização semafórica, o posicionamento incorreto da marcha e o incumprimento das regras de cedência de passagem, inclusivamente na passagem de peões, e, ainda, a condução sob influência do álcool.
A Polícia também estará atenta à "utilização ou o manuseamento de certos aparelhos, designadamente auscultadores e telemóveis", que serão "os principais comportamentos de risco suscetíveis de serem tomados pelos utilizadores de velocípedes e trotinetas".
De forma a mitigar riscos, a PSP salientou que irá ter mão firme quando observar o desrespeito às regras especificamente dirigidas para os utilizadores de velocípedes e das trotinetes, destacando o transporte apenas do condutor e a condução a par ou circulação paralela numa via causando perigo, ou embaraço para o trânsito.