A época estival é propícia a fraudes relacionadas com as férias. A PSP e a Airbnb estabeleceram uma parceria para aumentar a sensibilização para burlas e promover um turismo mais seguro. Saiba como detetar fraudes e se proteger quando efetua uma reserva.
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Nunca clique em ligações inesperadas pois podem levá-lo a um site falso, desenhado para ser igual a sites famosos. Examine bem emails e sites, bem com publicações ou mensagens em redes sociais.
Desconfie de ofertas invulgarmente baratas ou de depósitos muito elevados. Diz a sabedoria popular que, se uma oferta é demasiado boa para ser verdade, então é porque não será deverá ser verdade. Com grande probabilidade será mesmo uma burla.
Se puder, evite transferências bancárias e pague com cartão de crédito pois este sistema de pagamento oferece frequentemente uma melhor proteção e uma maior probabilidade de recuperar o seu dinheiro.
Ao usar a Airbnb não aceite sugestões para sair da plataforma e comunique qualquer pedido neste sentido à empresa. As estadias e reservas devem ser sempre reservadas e pagas na página para assim beneficiar dos seguros, reembolsos e apoios da Airbnb. Utilize apenas a aplicação ou o site oficial www.airbnb.pt.
Apelos e recomendações
A PSP apela aos viajantes para que "estejam mais atentos quando reservarem as suas férias de verão este ano". Caso acreditem que foram vítimas de uma burla, denunciem o caso em qualquer esquadra de polícia, fornecendo "todos os detalhes e dados que possam facilitar a investigação, tais como recibos que comprovem o pagamento, capturas de ecrã ou o contacto de quem está a tentar aplicar a burla."
Monica Casañas, CEO da Airbnb Marketing Services SL, lembra que "este ano, muitos de nós podem estar ansiosos por poupar algum dinheiro ao reservar umas férias, o que faz com que seja a altura ideal para os burlões se aproveitarem de quem procura um bom negócio". A responsável afirma que "reservar, comunicar e pagar na Airbnb ajuda a protegê-lo contra fraudes, e a nossa parceria com a PSP ajudará os viajantes a manterem-se alerta quando planearem uma viagem bem merecida".
A PSP deixa ainda algumas dicas para detetar um burlão.
Afirma estar longe: seja português ou estrangeiro, o burlão costuma dizer que está fora do país e não está nas proximidades.
Contratos estranhos: os burlões podem tentar roubar a sua identidade enviando contratos onde solicitam documentos de identificação, mesmo que só pretenda obter informações.
Andam sempre apressados: os burlões não querem que pense muito, por isso dão prazos muito curtos ou avisam que há outros hóspedes prestes a reservar os alojamentos.
Depósitos adiantados: costumam pedir uma transferência bancária elevada para garantir a reserva, promentendo que depois o reembolsam.
Dizem trabalhar para empresas oficiais: para o fazer sentir seguro, podem afirmar que estão ao serviço ou associados a uma empresa legítima.