A Polícia Judiciária (PJ) de Lisboa e a PSP detiveram sete elementos de um grupo juvenil numa operação conjunta, esta quarta-feira, em Rio de Mouro, Sintra, por crimes de roubo, burlas informáticas e contrafação de cartões bancários.
Corpo do artigo
A operação partiu de dois inquéritos distintos, mas tendo em conta que os suspeitos pertencem ao mesmo grupo identificado pelas autoridades, foi decidido realizar as buscas e detenções no mesmo dia. Os três suspeitos de assaltos violentos foram detidos pela PSP e a PJ deteve os quatro que vão responder pelos outros crimes.
O primeiro inquérito, pelo Ministério Público de Sintra, investigava três jovens suspeitos de roubos e ofensas à integridade física grave no âmbito da criminalidade violenta praticada por gangues juvenis da Grande Lisboa. Vão ser ouvidos por um juiz do Tribunal de Sintra esta quinta-feira para aplicação de medidas de coação.
A segunda investigação, dirigida pelo Ministério Público de Lisboa, recai sobre os restantes quatro jovens detidos. Em causa estão crimes burla informática e contrafação de cartões multibanco. Os quatro suspeitos fariam parte de uma rede de burlões que acedia a contas de e-mail de vítimas, através do método "phishing", e conseguia dados de contas bancárias para fazer transferências e clonar cartões de crédito e de débito.