Polícia usou shotgun para dispersar grupo que dificultava detenção de homem que circulava de moto sem capacete e sem habilitação legal.
Corpo do artigo
Agentes da PSP usaram uma shotgun para efetuar um disparo de aviso e, dessa forma, dispersar um grupo que estava a dificultar a concretização de uma detenção, no bairro Casal da Mira, na Amadora. A operação teve lugar na noite de domingo e terminou com a detenção de um motociclista, de 34 anos, que circulava na via pública sem carta de condução e sem capacete. O indivíduo já estava referenciado pelas autoridades pelo envolvimento em casos que envolveram a utilização de armas de fogo.
https://d23t0mtz3kds72.cloudfront.net/2020/08/03ago2020_sarag_detencaopspcasaldam_20200803185245/hls/video.m3u8
Segundo o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, faltavam dez minutos para a meia-noite quando uma patrulha localizou dois homens a circular numa moto, junto ao bairro de Casal da Mira. Ambos não usavam capacete e o condutor também não obedeceu à primeira ordem de paragem.
A patrulha foi, então, no encalço do motociclo e, pouco depois, conseguiu que o condutor parasse. Logo de seguida, os três polícias iniciaram manobras para algemar o motociclista, que não dispunha de habilitação legal, e foi neste momento que vários residentes da urbanização se aproximaram do local e protestaram contra a atuação da PSP. Nesta altura, enquanto dois agentes mantinham o detido manietado, um terceiro tentava manter os outros indivíduos afastados. Com receio da reação dos populares, o polícia também pediu reforços.
Em menos de dois minutos, um segundo carro patrulha chegou ao local e logo que o primeiro agente saiu da viatura usou a shotgun para efetuar um disparo de aviso para o ar. De imediato, os populares afastaram-se e a detenção foi concretizada.