Um agente da PSP de Leiria foi atingido com uma faca, na noite de sexta-feira, quando respondia a uma ocorrência de violência doméstica, na zona da Estação.
Corpo do artigo
Transportado inicialmente para o hospital de Leiria, o polícia acabou por ser transferido para os Hospitais da Universidade de Coimbra com ferimentos numa perna junto à artéria femoral. Segundo apurou o JN, a agente encontra-se "estável", ainda à espera de saber se terá de ser submetido a uma cirurgia vascular.
O incidente ocorreu por volta das 23:30 horas, quando a PSP recebeu um pedido de ajuda para uma situação de violência doméstica. Segundo o comandante distrital da PSP, José Figueira, a vítima é uma mulher de nacionalidade estrangeira e "conseguiu trancar-se numa divisão da casa" e pediu socorro. Quando a polícia chegou ao local, a mulher "abriu a garagem e deu acesso à casa".
"Quem vier morre", ameaçou o suspeito, ao aperceber-se da chegada dos agentes. Ao mesmo tempo, "batia com um ferro na porta" e muniu-se de duas facas.
Após "reiteradas ordens" para que se entregasse, os polícias usaram gás pimenta e tentaram controlá-lo. O primeiro agente a intervir acabou por se atingido com uma facada e entrou em choque. Ao ver o colega inanimado, o outro agente "carregou-o até ao carro e transportou-o ao hospital", ao mesmo tempo que pediu reforços policiais, conta José Figueira.
O agressor acabou detido pela Equipa de Intervenção rápida da PSP e foi conduzido à sala de detenção da polícia, onde passou a noite. Presente a tribunal este sábado de manhã, ficou em prisão preventiva, indiciado dos crimes homicídio qualificado na forma tentada e de violência doméstica.
"É uma história com vários heróis, a começar na mulher, que conseguiu proteger-se a si e aos familiares que estavam consigo, e a terminar nos vários agentes que intervieram", salienta o superintendente José Figueiras.