A PSP recuperou um anel de metal precioso que havia sido colocado no tabuleiro para passar no rx pelo Arcebispo da Arquidiocese de Mariana, em Minas Gerais, no Brasil, quando fazia procedimentos de segurança para embarcar num avião em Lisboa. O objeto foi depois levado por outro passageiro, que se apropriou dele.
Corpo do artigo
Segundo a PSP, a identificação do autor do furto, que já se encontrava em outro destino, e a posterior recuperação do objeto, na passada quarta-feira, dia 20 de março, só foi possível "recorrendo a vários parceiros locais, entre os quais diferentes companhias aéreas, uma vez que os envolvidos estavam em trânsito".
O legítimo proprietário, D. Airton José dos Santos, já foi contactado pela PSP que está a tratar do processo de envio daquele símbolo religioso.
"Tal como o báculo e a mitra, o anel é outro dos objetos simbólicos da dignidade de um Bispo da Igreja Católica. Representativo da fidelidade e da união com a Igreja, o Anel Episcopal é a primeira das insígnias a ser benzida e a ser entregue ao novo Bispo na sua Cerimónia da sua sagração", lê-se num comunicado enviado esta segunda-feira às redações.