A PSP desencadeou, nas passadas quarta e quinta-feira, na zona de Lisboa, diversas ações relativas a crimes de furto, falsificação e recetação de viaturas furtadas em diversos países da União Europeia. Foi detido um homem e foram apreendidas 12 viaturas furtadas.
Corpo do artigo
A operação policial, realizada através da Brigada Central de Investigação da Criminalidade Automóvel do Departamento de Investigação Criminal (DIC) da PSP, com a colaboração do Comando Metropolitano de Lisboa, levou à apreensão de 12 viaturas furtadas, cinco telemóveis, sete documentos falsificados, diversas chaves de viaturas e várias matrículas.
Em comunicado, a PSP esclareceu, este sábado, que as diligências de investigação criminal prosseguem, "incluindo a ativação da cooperação policial internacional", sendo o detido ouvido, hoje, em primeiro interrogatório judicial para aplicação de medidas de coação.
A Polícia sublinha que "a criminalidade automóvel, de acordo com a Europol, se constitui como um dos pilares da criminalidade organizada mais lucrativa - a seguir ao tráfico de estupefacientes e ao tráfico de armas - e que frequentemente serve de suporte a outras formas de criminalidade violenta e grave".
Furtos e roubos diminuem
O Departamento de Investigação Criminal, e designadamente a Unidade Nacional de Investigação de Criminalidade Automóvel, "tem como objetivo combater a criminalidade associada ao setor automóvel, em todas as suas vertentes, nomeadamente o furto, roubo, viciação, burla relativa a seguros e a criminalidade referente à sinistralidade automóvel".
A PSP destaca que a ação policial focada nestes fenómenos permitiu "a diminuição do número de ocorrências (nos últimos cinco anos a PSP registou uma diminuição de 27,4% de furtos e roubos de veículos), como é exemplo o furto de catalisadores, fenómeno que atualmente não apresenta relevância criminal".
Só em 2023 foram identificados 501 suspeitos (465 por furto de veículo e 36 por roubo de veículo) e detidos 132 suspeitos (118 por furto de veículo e 14 por roubo de veículo).