A PSP resgatou um cão vítima de maus-tratos em Belas, Sintra. O animal estava ferido e com parasitas e foi entregue voluntariamente pelo dono. Foram levantados autos de contraordenações e foi dado conhecimento do caso ao Ministério Público.
Corpo do artigo
A situação foi reportada às autoridades no dia 18 de agosto e, no dia 21, a PSP e os serviços veterinários de Sintra deslocaram-se ao local. Encontraram um cão, preso com uma corrente de apenas um metro de comprimento a uma casota de cimento, no pátio de uma vivenda. O animal apresentava feridas visíveis na cabeça e tinha várias carraças.
"O cão foi entregue pelo seu dono, de livre e espontânea vontade, às autoridades médico-veterinárias para receber os cuidados necessários", informa a PSP através de comunicado.
Em face da gravidade da situação, a PSP elaborou um Auto de Notícia para dar conhecimento ao Ministério Público do crime de maus-tratos a animais de companhia. Foram também levantados Autos de Notícia por contraordenação, devido à falta dos requisitos legais para a detenção de um animal. A ação da PSP contou com a colaboração do Gabinete de Saúde Pública, Segurança Alimentar e Médico Veterinário de Sintra.
A PSP apela à colaboração da população e pede que "se presenciar alguma situação de maus-tratos ou negligência para com animais, denuncie. A sua participação é fundamental para que possamos agir de forma rápida e eficaz, protegendo aqueles que não se conseguem defender e contribuindo para uma comunidade mais segura".