A APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima registou, no ano passado, 30.950 crimes, a maioria relacionados com violência doméstica e crimes sexuais contra crianças e jovens.
Corpo do artigo
Segundo dados da APAV, divulgados hoje no jornal "Público", nos últimos cinco anos, foram registados 6776 crimes sexuais contra crianças e jovens, sendo o ano de 2023 aquele em que mais crimes deste género foram reportados, totalizando 1760 situações.
Os dados da APAV, cujo relatório vai ser divulgado hoje, no Dia Europeu das Vítimas de Crime, indicam que os crimes relacionados com a violência sexual contra menores são a segunda tipologia de crimes mais reportados, representando 5,7% do total de crimes denunciados. Os 1760 casos do ano passado representam um aumento de quase 30%, que se traduzem em 404 situações, no número de crimes contra crianças contabilizados pela APAV ao longo de 2022.
Os crimes de violência doméstica continuam a dominar a maioria do total dos crimes relatados pela APAV ao longo de 2023: foram sinalizados 23.465 crimes deste tipo, representando 75,8% do total de 30.950 crimes reportados.
PSP registou mais de 336 mil denúncias criminais nos últimos dois anos
A Polícia de Segurança Pública registou no biénio 2022-2023 mais de 336 mil denúncias criminais, segundo dados divulgados pela força de segurança para assinalar hoje o Dia Europeu das Vítimas de Crime. Em comunicado, a PSP adianta que no ano de 2023, o serviço 112 recebeu um total de 6.953.906 chamadas.
A PSP disponibiliza a nível nacional mais de duas centenas de locais para apresentação de denúncias e apoio a vítimas de crimes, entre centenas de esquadras, 19 espaços de atendimento especializado e dedicado a vítimas de violência doméstica (vítimas especialmente vulneráveis), quatro postos policiais localizados nos principais hospitais da Área Metropolitana de Lisboa e três Esquadras de Turismo.
Podem ser feitos contactos ainda através da queixa eletrónica https://queixaselectronicas.mai.gov.pt para formalizar qualquer denúncia criminal via internet, bem como os endereços eletrónicos violenciadomestica@psp.pt, proximidade@psp.pt, escolasegura@psp.pt, contacto@psp.pt.