Quatro suspeitos em preventiva após operação que desmantelou rede de tráfico de droga

Tribunal da Feira
Foto: Pedro Correia/Arquivo
Quatro dos nove homens detidos numa operação do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Oliveira de Azeméis, do Comando Territorial de Aveiro da GNR, ficaram em prisão preventiva após serem presentes ao Tribunal Judicial de Santa Maria da Feira, no âmbito da investigação por tráfico de estupefacientes.
Os restantes arguidos ficaram sujeitos a diferentes medidas de coação: dois terão de realizar apresentações semanais no posto policial da área de residência, ficando ainda proibidos de contactar entre si, de frequentar locais associados ao tráfico e de manterem contacto com indivíduos ligados ao consumo ou tráfico de droga; já aos outros três foi aplicado o Termo de Identidade e Residência (TIR).
As detenções ocorreram a 25 de novembro, após uma investigação que decorria há cerca de um ano e que permitiu desmantelar uma rede criminosa dedicada ao tráfico de estupefacientes, ativa nos concelhos de Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, Vila Nova de Gaia, Espinho e Porto.
A operação incidiu sobretudo sobre a região norte do distrito de Aveiro e parte do concelho de Vila Nova de Gaia.
No decorrer da operação, a GNR cumpriu cinco mandados de detenção e 17 mandados de busca, 14 domiciliários e três a viaturas, que resultaram na apreensão de 8158,7 doses de haxixe, 26,5 doses de canábis, 228 doses de cocaína, 48,75 doses de crack, 2,1 doses de MDMA, material de corte, embalamento e acondicionamento, bem como 4569 euros em numerário.
A ação mobilizou 127 militares da GNR, envolvendo diversas valências da Guarda, com reforço dos Comandos Territoriais de Aveiro e Porto, da Unidade de Intervenção, e ainda com o apoio da Polícia de Segurança Pública.
A investigação prossegue sob a direção das autoridades competentes.
