Burlona serviu-se do desconhecimento da vítima para ter acesso à conta bancária.
Corpo do artigo
Uma mulher, de 63 anos, foi burlada através da aplicação MB Way quando pretendeu vender dois sofás numa plataforma online. A vítima, de Aveiro, ficou sem 2900 euros. É mais uma das muitas pessoas que se queixaram à PSP por este esquema, alvo de alertas frequentes por esta Polícia.
A vendedora recebeu a chamada de uma mulher que estava interessada nos sofás, mas só os pagaria através do MB Way. Como a vítima desconhecia o modo de utilização da aplicação, seguiu as instruções da burlona, dirigindo-se a um multibanco. Ali introduziu um cartão de débito acedeu ao MB Waye deu o seu número de telemóvel, recebendo um código que forneceu à "cliente". Desta forma, a vítima deu à burlona o controlo da sua conta bancária, permitindo assim os levantamentos indevidos da conta. Só mais tarde viu que haviam sido feitos levantamentos no valor total de 2900 euros.
10741661
A PSP de Aveiro chama a atenção de que "a atuação dos suspeitos passa por aproveitar o desconhecimento das pessoas relativamente às novas tecnologias de pagamentos e serviços", para ficar com o seu controlo, através da aplicação, das suas contas bancárias. A Polícia aconselha quem não compreender o funcionamento da aplicação a recusar o pagamento por esta via. E que quem tiver dúvida deve solicite informações ao banco sobre o funcionamento da aplicação antes de a utilizar, seja por que razão for.