Um recluso do Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira sofreu lesões graves nas vias respiratórias, depois de ter pegado fogo à sua cela no Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira. Está internado e consciente.
Corpo do artigo
O caso aconteceu na tarde do passado sábado, quando o recluso, que estava na seção de segurança por cumplicidade num esfaqueamento na zona prisional comum, pegou fogo ao colchão da sua cela.
Ao que o JN apurou, trata-se de um indivíduo que tem episódios muito regulares de automutilação, destruição de equipamentos fora e dentro da cela e incêndios.
Na tarde de sábado, voltou a ser protagonista de mais um destes episódios, na sequência do qual sofreu lesões nas vias respiratórias, provocadas por inalação de fumo.
Em resposta ao JN, a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) confirmou o episódio, dando nota de que “o foco de incêndio foi imediatamente detetado e extinto com os meios próprios do estabelecimento prisional”. “Houve ainda necessidade de proceder à extração de fumo das instalações da secção de segurança, procedimento que decorreu com toda a normalidade", acrescentou a DGRSP.
Após o incidente, o recluso foi hospitalizado, estando o seu estado de saúde “a evoluir favoravelmente”, encontrando-se “consciente”.